Dificuldades de Aprendizagem

É um grupo de problemas capazes de alterar as possibilidades de a criança aprender, independentemente de suas condições neurológicas.
Independentemente dos fatores envolvidos, a aprendizagem se passa no Sistema Nervoso Central, porém, nem sempre ele é o responsável pelo fracasso escolar.

Os fatores envolvidos nas dificuldades para a aprendizagem são:
Fatores relacionados com a escola: é importante que a escola ofereça ambiente adequado, com quantidade aceitável de alunos em cada turma; condições pedagógicas, com material didático e método pedagógico de acordo com a realidade da criança; condições do corpo docente, no que se refere à motivação, dedicação, qualificação, remuneração adequada, entre outros.
Fatores relacionados com a família: é fundamental que exista uma estrutura familiar adequada para que o aprendizado ocorra de forma adequada.
Fatores relacionados com a criança: podem existir problemas físicos, como dificuldades visuais; transtornos psiquiátricos e psicológicos, como timidez e depressão; patologias neurológicas, como o TDHA (Transtorno de Hiperatividade e Déficit de Atenção), epilepsia e deficiência mental.
É importante que a criança com dificuldades de aprendizagem seja avaliada por Neurologista Pediátrico experiente que, por meio de instrumentos diagnósticos adequados, pode identificar corretamente os problemas da criança e indicar o tratamento específico.



Fonte: ROTTA, Newra Tellechea; OHLWEILER, Lygia; RIESGO, Rudimar dos Santos In: Transtornos de Aprendizagem, Porto Alegre, Artmed, 2006, pág 113-121.